Chuvas no Rio Grande do Sul: após máximas históricas, níveis começam a baixar nos rios Caí e Taquari

Serviço Geológico do Brasil apresentou previsões na 1ª Sala de Crise Extraordinária da Região Sul


Center


Porto Alegre (RS) – Os níveis dos rios já começam a recuar, a partir da noite de quinta-feira (2), nas bacias dos rios Caí e Taquari, no Rio Grande do Sul, após registrarem máximas históricas. As informações atualizadas e previsões para os municípios da região foram apresentadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) na 1ª Reunião Extraordinária em 2024, da Sala de Crise da Região Sul, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). (Acompanhe aqui).

“Podemos observar que essa bacia já está respondendo à diminuição do volume de chuvas na região e, desde quinta-feira (2), o nível está descendo nos municípios monitorados”, explica o coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB, Artur Matos.

A cidade de Santa Tereza, que chegou ao pico de 22,28 m, saiu da cota de inundação (15 m), com tendência de manter o ritmo de descida. No município de Muçum (RS), o nível do rio também recuou e saiu da cota de inundação (18 m), após chegar à segunda máxima histórica, de 25,48 m – atrás do recorde registrado em setembro do ano passado ((29,54 m).

Na estação de Estrela/Lajeado (RS), o nível começou a baixar depois de chegar à marca histórica de 33,35 m – mais de três metros acima do observado na grande cheia de 1941, que foi 29,92 m. A marca também é 14 metros acima da cota de inundação, de 19 m.

A previsão é que, até domingo (5), o nível do rio recue e saia da cota de inundação nas cidades de: Encantado, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio, Lajeado e Estrela.

Confira aqui o último boletim com dados sobre cotas e previsões para a Bacia do Rio Taquari

Inundação em Porto Alegre

O volume de águas irá descer para Vila Mariante (RS) e Taquari (RS), que mantêm níveis elevados, drenado para o Rio Jacuí, que chega em Porto Alegre – chamado de Rio Guaíba. A capital gaúcha já é afetada por inundações. “O nosso prognóstico é que, até sábado (4), seja superada a enchente histórica de 1941 (4,75 m)”, completa o superintendente regional de Porto Alegre, Franco Buffon.

Bacia do Rio Caí

Segundo os dados do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Caí, o município de Feliz (RS), na região central dessa bacia, já caiu mais de 7 m, após registrar o pico de 14,01 m. Com a redução, o rio saiu da cota de inundação (9 m).

Em São Sebastião do Caí (RS), a tendência também é de descida. Entre domingo (5) e segunda-feira (6), o nível deve sair da cota de inundação (10,5 m) na cidade. O município registrou a máxima histórica de 17,6 m, acima da marca de 16,08 m, observada na cheia de novembro de 2023.

Para a cidade de Montenegro, as projeções indicam que o nível ainda deve demorar para se estabilizar, devido ao volume de águas que chega do Rio Jacuí. No município, o rio ultrapassou o recorde de 9,2 m observado na cheia de 1941.
Imprensa SGB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close